segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ATIVIDADE:

ATIVIDADE INDE

Na atualidade são percebíveis como as novas tecnologias vêm interferindo no modo de vida da sociedade, ganhando uma valorização e aceitação cada vez maior. Os programas, software, a internet entre outros meios conseguem atrair mais a atenção dos educandos do que o ensino tradicional. Nesta totalidade, a escola enquanto instituição responsável pela formação de cidadãos deve buscar espaço frente às tecnologias atuais que circundam o cotidiano dos educandos.
A  escola enquanto instituição responsável pela formação de cidadãos deve buscar espaço frente às tecnologias atuais que circundam o cotidiano dos educandos.
Com essa perspectiva surge uma ferramenta importantíssima que contribui muito os educadores de geografia neste processo de ensino que é o Visualizador INDE, sendo está ferramenta utilizada pelo grupo PIBID Geografia da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) na escola Prado Veppo no 1° ano do Ensino Médio., no dia 24 de maio de 2013.
A partir da temática pensou-se em elaborar uma atividade que os levasse para a sala de informática da escola. A proposta tinha como objetivo analisar e verificar os dados de população mundial, fixar mais os conteúdos sobre o tema.. Dentre as varias aplicações pesquisadas optou-se por utilizar o Visualizador da INDE pela dinâmica e variedade de informações que apresenta.

Descrição da atividade
Já na escola, computadores ligados e conectados a Internet e alunos presentes foi o momento de uma breve introdução do que é a INDE, após este passo foi o hora de conduzir os alunos para que conectassem as maquinas que estavam usando na internet para acessar o Visualizador da INDE, em um buscador os alunos digitaram Visualizador da INDE, após a busca clicou-se no primeiro link da busca e todos os alunos acessaram o Visualizador, este apresenta uma tela inicial conforme figura abaixo:
Nesta tela inicial foram explicados aos alunos os elementos que compõem o visualizador, como o menu camadas, no qual é composto por cinco guias: Busca, Tema, Instituição, Selecionados, Legenda. Na guia “busca” é possível fazer uma busca de forma rápida ao banco de dados da INDE, na guia Tema o Visualizador da INDE apresenta cerca de 30 temas (Mapeamento Básico Terrestre, Vegetação, Socioeconômica, Transportes, Hidrografia, entre outros) sendo que cada tema destes pode apresenta subtemas como, por exemplo, o tema Mapeamento Básico Terrestre tem o subtema Bases Topográficas Continuas na qual contem as opções a serem marcadas para compor o mapa principal.
Já na guia “Instituição” contem o link de cinco instituições como IBGE, MP, ANA, MDA, MDS, além da camada base que pode ser alterada em quatro opções: Google Satelite, Google Physycal, Google Street, OSM. No link das instituições governamentais como, por exemplo, IBGE apresenta subtemas referente a dados populacionais do Brasil.
Na guia “Selecionado” apresenta os temas que estão selecionados e compostos no mapa principal e na guia “Legenda” apresenta a legenda dos dados marcados e visualizados no mapa principal.
No mapa principal também contem escala, coordenadas do mouse, além de uma escala de redução.
Também existe um palheta de ferramentas como zoom mais, zoom menos, deslocamento no mapa, desenhos de pontos, segmentos e polígonos, além de informações de distancias, áreas e informações sobre a camada.
Após isso solicitou que os alunos acessassem a guia TEMA – Socioeconômica - Economia e Finanças – Indicadores Sociais e marcassem o tema que num primeiro momento foi sobre população que era o tema que a professora estava trabalhando com eles, com o termino do estudo da população deixamos um espaço livre para que eles mexessem no  programa , então nesse momento eles pesquisaram sobre localização ,mapas, vegetação, hidrografia, enfim ficaram bem a vontade e curiosos com a quantidade de informações que o programa propõe.

Resultados alcançados
Os resultados alcançados com o Visualizador da INDE são positivos porque através da Internet os alunos puderam consultar informações e compor mapas em uma aplicação na Internet, puderam localizar sua casa e o colégio, exercitando habilidades de localização e leitura de mapas e legendas. E por ser na sala de informática eles ficam bem interessados a perguntar, questionar e querer saber mais sobre o programa que estavam utilizando.
Dessa forma possibilitando acesso rápido e fácil para os diferentes usuários, entre eles os Profissionais da Educação o visualizador da INDE é fundamental porque congregam dados e informações geográficas de diversas instituições em seu banco de dados possibilitando ao professor um mundo de opções em um só lugar. O Visualizador é dinâmico, de fácil acesso e manuseio, o que chama a atenção dos alunos.
É necessário que nós educadores, persistamos e nos atualizamos de conhecimentos para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis nos dias atuais, criando formas de uso dessas tecnologias que aguce no educando o interesse pela pesquisa dentro e fora da escola, desenvolvendo no educando, as capacidades de interpretação, síntese e criticidade, uma vez que, a escola é o espaço adequado para ensinar como utilizar as tecnologias.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
DEMO, Pedro. TICs e educação, 2008 http://www.pedrodemo.sites.uol.com.br
 COSTA, Felipe dos santos. Sopa de letras geográfica – 2011 – revista fossgis Brasil

VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação. In: VALENTE, J. A. (Org.).  Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993

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